Bomba de Vitaminas - Suplementos Nutricionais
Saiu uma matéria na Revista Veja (23/04/2008), mostrando um estudo feito com 233.000 pessoas ao longo de 40 anos, realizado por pesquisadores do The Cochrane Collaboration, a qual afirma que não há indícios benéficos em doses extras de vitaminas e minerais, e que eles na verdade aumentam o risco de morte prematura.
Já lí vários estudos a respeito, mas irei comentar melhor porque essa matéria da Veja está bem incompleta. Ela afirma que os suplementos vitaminícos tipo A, B e Betacaroteno, aumentam o risco de morte prematura, mas não explica o porque.
Saiba mais: o que eles podem causar ? Onde encontrar as vitaminas em alimentos ?
Quem deve tomar
Segundo a matéria apenas quem tem deficiência nutricional e atletas. Mas na realidade isso deve ser avaliado de pessoa a pessoa e principalmente de acordo com seus hábitos alimentares.
Conheço gente que não come frutas e não ingere nenhum tipo de castanha nem legumes. Concordo plenamente que não é o ideal, e a aconselho a mudar rapidamente seus hábitos alimentares. Mas há pessoas assim, que não gostam de se alimentar bem e preferem tomar complexos vitamínicos para suprir suas necessidades diárias. Acho pertinente, já que elas teimam em não melhorar sua alimentação, a fazer o uso dessas vitaminas mas sempre com acompanhamento médico, que é quem saberá orientar corretamente as doses diárias que serão necessárias sempre de acordo com suas atividades individuais.
Matérias relacionadas:

Comente sobre o Artigo !